Café nas Eleições 2012 – Lacerda ganha reeleição e renovação na Câmara Municipal

outubro 07, 2012

Marcio Lacerda durante a votação em BH neste domingo (07/10).
Foto: Pedro Triginelli / G1 / Reprodução.


Mesmo com vários pontos negativos aflorados da sua gestão durante a campanha eleitoral, o atual prefeito Marcio Lacerda (PSB) foi reeleito com 52,69% dos votos, em 1º Turno. Patrus Ananias (PT) alcançou 40,80% dos votos e Maria da Consolação (PSOL) com 4,25% dos votos. Lacerda, que teve como importante padrinho o senador e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, se manteve em primeiro lugar nas pesquisas durante todo o período eleitoral, o que acabou se confirmando nas urnas, neste domingo (07/10). Confira no vídeo abaixo, a coletiva de Lacerda:

Para quem acompanha pelo menos o mínimo de política local, é surpreendente ver a força de um padrinho política e da máquina pública para definir a eleição. Lacerda possui uma boa avaliação nas pesquisas enquanto administrador, mas o seu governo, nestes quase quatro anos se mostrou pouco aberto ao diálogo aos movimentos sociais e foi acusado por adversários políticos de privatizar a Prefeitura, ao propor a venda de terrenos públicos. 

Além disso, o próprio vice-prefeito Délio Malheiros (PV) – que até o início do ano era uma das vozes mais críticas à gestão de Lacerda, foi o algoz de um vídeo onde denunciava a postura do atual prefeito em querer maquiar a cidade com obras eleitoreiras para mostrar o que não condiz com a realidade, cerca de uma semana de ser convidado para ocupar tal cargo. Outro ponto a ser levado em conta é que o socialista ativou vários movimentos apartidários nas redes sociais que denunciavam de forma crítica e documental a administração municipal com bastante força e mobilização, apesar dos mesmos serem ignorados pela grande mídia.
Foto: Pedro Triginelli / G1 / Reprodução.

Parece que nada disso foi levado em conta pelo belo-horizontino. A população resolveu dar mais um voto de confiança à Lacerda que, nos bastidores, anseia o posto de governador do Estado na próxima eleição. Enquanto isso, o PT municipal sai com uma derrota impactante, de mais de 20 anos de Prefeitura, direta ou indiretamente. A arrogância da gestão petista e a imposição de mais de 900 cargos comissionados na Prefeitura pesaram bastante, por mais que Patrus tenha sido bem avaliado na sua época de prefeito.

O que podemos ver dessa eleição é que, politicamente, Aécio Neves sai fortalecido, pois conseguiu emplacar o seu afilhado político. Na "nacionalização" da campanha, os Tucanos venceram um round importante. A lição dessa campanha para o PT local é saber se reinventar e, principalmente, que não se deve “valer tudo” pela permanência no poder. A aliança com o Marcio Lacerda e os tucanos indiretamente em 2008 influenciou a credibilidade do partido na capital mineira. Mesmo com o rompimento aos 45 do segundo tempo nestas eleições, não foi suficiente. Ë hora de investir em lideranças locais novas.

Legislativo

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) também passou por um renovação interessante, visto a última legislatura. Foram 20 vereadores reeleitos e 21 estreantes. Entre os 10 vereadores mais votados estão: Bispo Fernando Luiz (PSB), Arnaldo Godoy (PT), Del. Edson Moreira (PTN), Bim da Ambulância (PTN), Marcelo Aro (PHS), Pedro Patrus (PT), Bruno Miranda (PDT), Daniel Nepomuceno (PSB), Marcelo Alvaro Antonio (PRP) e Iran Barbosa (PMDB).

Vereadores com vasta experiência no legislativo municipal como Neusinha Santos (PT), Maria Lúcia Scarpeli (PC do B), Geraldo Félix (PMDB), João da Locadora (PT), Edinho do Açougue (PT do B), entre outros, não foram reeleitos. A bancada do PSB – partido do prefeito Márcio Lacerda teve um aumento e fez seis vereadores. Além disso, a coligação conseguiu o maior número de vereadores. O PT, que já se manifestou oposição à administração de Lacerda, também fez seis vereadores.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários