FAN BH 2012 - Festival de Arte Negra de Belo Horizonte

maio 23, 2012





Valorizar a cultura afro e democratizar o acesso à diversidade cultural. Esta é a proposta do FAN BH 2012 - Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, desde 1995. Na segunda etapa do evento, que acontece entre os dias 29 de maio e 03 de junho, no Parque Municipal e no Palácio das Artes, o público poderá conferir uma programação variada de shows, espetáculos, exposições, palestras e debates sobre a importância da cultura afro na história da nossa civilização. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Nesta edição, o @fanbh2012 organiza-se em torno do tema “territórios móveis”. O objetivo é ressaltar o valor político e cultural de um percurso simbólico fundamental para o entendimento da experiência africana e afro-diaspórica: o que se inicia no corpo, microcosmo do espaço amplo, expande-se para a casa, lugar das alianças afetivas, e desborda para a rua.

Atualmente, Belo Horizonte é a segunda maior capital do Brasil em densidade populacional negra, o que reforça a necessidade de eventos que valorizam a cultura afro-americana. O FAN, inclusive, tem a proposta de integrar as celebrações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares, herói nacional e símbolo da resistência cultural da população negra do Brasil. O evento promove várias inserções culturais na cidade, ocupando ruas, praças e teatros, por artistas oriundos de diversos pontos da África e das diásporas negras.

Nascido a partir da necessidade de mostrar a vigorosa produção cultural de africanos e seus descendentes, residentes no país ou no exterior – sobretudo na expressiva presença na cena artística de Belo Horizonte, o evento transformou a capital mineira em pólo de reflexão sobre a arte e cultura negra no país. Durante o FAN, BH recebe intelectuais e artistas dos mais variados segmentos e, ao mesmo tempo, assiste ao espetáculo de integração cultural que o Festival realiza.

A programação do FAN BH 2012 é composta por shows de músicas, espetáculos e performances cênicas e multimídia, espetáculos de dança e mostra de cinema - inclusive com a participação de artistas e grupos de Belo Horizonte, nacionais e internacionais. Haverá ainda um seminário para discutir a participação dos empreendedores negros no campo da economia da cultura, além de um conjunto de atividades para o público infantil e o tradicional Ojá, mercado inspirado nas culturas africanas, espaço de comércio, fruição e convívio. Vale a pena conferir!



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Francisco Bertoletta23 de mai. de 2012, 08:59:00

    Apesar de morar em BH, ainda não conhecia esse evento. Fico contente de saber que a prefeitura vem apoiando esse tipo de iniciativa que ajuda a promover a diversidade cultura e etnica.

    ResponderExcluir
  2. Ei Wander querido. Adorei a ideia deste festival. Estou na turma dos que não conhecia, mas acho que ele deve servir de exemplo para as outras cidades fazerem o mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Wander!
    Que riqueza esse festival hein meu amigo!? Sou da área de História e especialista em História da África e negra. Ainda me emociona ver surgir eventos voltados para a cultura negra tão desvalorizada ao longo de séculos. Parabéns por divulgar, se envolver e sobretudo por ser parte. Adoraria está em BH para participar.
    Beijos querido e bom festival pra você.

    ResponderExcluir